O
publicitário, mestre e doutor em Comunicação Política pela PUCRS, Sérgio
Roberto Trein, lança no dia 12 de novembro, às 19h, no Instituto dos Arquitetos
do Brasil (IAB-RS), situado à rua General Canabarro, 363, no Centro Histórico,
o livro Comunicação Política no Espaço
Urbano (Editora Armazém Digital). No dia seguinte, 13 de novembro, às 19h,
o autor fará sessão de autógrafos na Praça Central da 59ª Feira do Livro de
Porto Alegre, na Praça da Alfândega, também no Centro Histórico da Capital. Professor
e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unisinos e pesquisador na
área de Comunicação Política, Trein quer com o livro oferecer uma contribuição
prática para o estudo da comunicação política, tanto para novas pesquisas na
área, como também, e principalmente, no sentido de auxiliar as administrações
públicas a desenvolver melhor sua comunicação política.
Na segunda parte, é feita uma análise da estrutura linguageira das placas de obras e de que forma uma administração pública municipal utiliza este tipo de publicidade como um instrumento de comunicação política e persuasiva. O estudo foi aplicado junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em relação às placas de obras do Projeto Integrado Socioambiental ((PISA), programa de maior investimento da administração pública porto-alegrense entre 2004 a 2016, com interpretações das chamadas tipologias visuais encontradas nas publicidades, com base nos estudos de Georges Pèninou (1976); e a estrutura linguageira das mensagens, a partir da proposta de Análise de Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (2008).
A obra
está dividida em duas partes. Na primeira, estão ressaltadas a evolução do desenvolvimento
humano e a necessidade de mecanismos de organização entre os seres. “Um destes
instrumentos de regulação é a política. Para isso, além de seus próprios
mecanismos, a política recorre, também, à comunicação política, que, por sua
vez, também possui seus próprios instrumentos, como a persuasão, por exemplo.
Ou seja, a comunicação política também constitui-se, sim, como um instrumento de
regulação política e social”, destaca o autor no texto de apresentação. A
primeira parte contempla ainda um estudo da origem e das atuais possibilidades
e formatos de publicidade externa, até chegar às placas de obras como um
veículo de transmissão de mensagens políticas.
Na segunda parte, é feita uma análise da estrutura linguageira das placas de obras e de que forma uma administração pública municipal utiliza este tipo de publicidade como um instrumento de comunicação política e persuasiva. O estudo foi aplicado junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em relação às placas de obras do Projeto Integrado Socioambiental ((PISA), programa de maior investimento da administração pública porto-alegrense entre 2004 a 2016, com interpretações das chamadas tipologias visuais encontradas nas publicidades, com base nos estudos de Georges Pèninou (1976); e a estrutura linguageira das mensagens, a partir da proposta de Análise de Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (2008).
“Os
políticos que governam devem explicar sim o que estão fazendo, como estão
fazendo, porque estão fazendo, quanto estão gastando e quais os resultados
pretendidos. Não o fazendo, deixam de lado uma excelente oportunidade para,
além de informar, expandir seus efeitos para uma boa e útil propaganda
política. Neste sentido, as placas de obras e toda a comunicação externa
cumprem uma função essencial. É, sem dúvida, um livro que fazia falta na
literatura acadêmica, pois contribui para que se possa refletir sobre a importância
da comunicação política de qualidade”, avalia Sérgio Roberto Trein.
O QUÊ: Lançamento do
livro Comunicação Política no Espaço Urbano (Armazém Digital).
QUEM: Publicitário,
mestre e doutor em Comunicação Política, Sérgio Roberto Trein.
QUANDO: Terça-feira,
12 de novembro, às 19h.
ONDE: No IAB-RS
(General Canabarro, 363 - Centro Histórico)
QUANTO: Entrada
franca. Livro a R$ 40,00.
FICHA TÉCNICA:
Comunicação
Política no Espaço Urbano
Sérgio Roberto Trein
ISBN: 978-85-8347-002-1
Páginas: 156
Editora: Armazém
Digital
Formato: 14x21cm
Preço: R$ 40,00
CURRÍCULO DO AUTOR
Sérgio
Roberto Trein. Publicitário. Mestre e Doutor em Comunicação Política pela
PUCRS. Atuou nas principais agências de publicidade do Rio Grande do Sul, nas
áreas de criação e de planejamento. Trabalhou, também, em agências de marketing
político de São Paulo como coordenador dos programas eleitorais de rádio e de
televisão. Professor e Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda na
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador na área de
Comunicação Política. Autor de capítulos em 8 livros publicados no Brasil e em
Portugal. Possui, ainda, entre artigos completos e resumos, mais de 80
trabalhos em anais de congressos no Brasil, na América Latina e em Portugal.
Entre as principais linhas de pesquisa estão a retórica, a persuasão, a opinião
pública e o letramento político. Em função da trajetória profissional e
acadêmica, vem se dedicando especialmente ao estudo e à pesquisa da semiologia
e ao sentido do discurso na comunicação política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário