sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Publicitário lança livro sobre Comunicação Política no IAB-RS

O publicitário, mestre e doutor em Comunicação Política pela PUCRS, Sérgio Roberto Trein, lança no dia 12 de novembro, às 19h, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), situado à rua General Canabarro, 363, no Centro Histórico, o livro Comunicação Política no Espaço Urbano (Editora Armazém Digital). No dia seguinte, 13 de novembro, às 19h, o autor fará sessão de autógrafos na Praça Central da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, também no Centro Histórico da Capital. Professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unisinos e pesquisador na área de Comunicação Política, Trein quer com o livro oferecer uma contribuição prática para o estudo da comunicação política, tanto para novas pesquisas na área, como também, e principalmente, no sentido de auxiliar as administrações públicas a desenvolver melhor sua comunicação política.


A obra está dividida em duas partes. Na primeira, estão ressaltadas a evolução do desenvolvimento humano e a necessidade de mecanismos de organização entre os seres. “Um destes instrumentos de regulação é a política. Para isso, além de seus próprios mecanismos, a política recorre, também, à comunicação política, que, por sua vez, também possui seus próprios instrumentos, como a persuasão, por exemplo. Ou seja, a comunicação política também constitui-se, sim, como um instrumento de regulação política e social”, destaca o autor no texto de apresentação. A primeira parte contempla ainda um estudo da origem e das atuais possibilidades e formatos de publicidade externa, até chegar às placas de obras como um veículo de transmissão de mensagens políticas.

Na segunda parte, é feita uma análise da estrutura linguageira das placas de obras e de que forma uma administração pública municipal utiliza este tipo de publicidade como um instrumento de comunicação política e persuasiva. O estudo foi aplicado junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em relação às placas de obras do Projeto Integrado Socioambiental ((PISA), programa de maior investimento da administração pública porto-alegrense entre 2004 a 2016, com interpretações das chamadas tipologias visuais encontradas nas publicidades, com base nos estudos de Georges Pèninou (1976); e a estrutura linguageira das mensagens, a partir da proposta de Análise de Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (2008).

“Os políticos que governam devem explicar sim o que estão fazendo, como estão fazendo, porque estão fazendo, quanto estão gastando e quais os resultados pretendidos. Não o fazendo, deixam de lado uma excelente oportunidade para, além de informar, expandir seus efeitos para uma boa e útil propaganda política. Neste sentido, as placas de obras e toda a comunicação externa cumprem uma função essencial. É, sem dúvida, um livro que fazia falta na literatura acadêmica, pois contribui para que se possa refletir sobre a importância da comunicação política de qualidade”, avalia Sérgio Roberto Trein.

  

O QUÊ: Lançamento do livro Comunicação Política no Espaço Urbano (Armazém Digital).

QUEM: Publicitário, mestre e doutor em Comunicação Política, Sérgio Roberto Trein.

QUANDO: Terça-feira, 12 de novembro, às 19h.
ONDE: No IAB-RS (General Canabarro, 363 - Centro Histórico)
QUANTO: Entrada franca. Livro a R$ 40,00.


FICHA TÉCNICA:

Comunicação Política no Espaço Urbano

Sérgio Roberto Trein

ISBN: 978-85-8347-002-1 

Páginas: 156 
Editora: Armazém Digital
Formato: 14x21cm
Preço: R$ 40,00


CURRÍCULO DO AUTOR

Sérgio Roberto Trein. Publicitário. Mestre e Doutor em Comunicação Política pela PUCRS. Atuou nas principais agências de publicidade do Rio Grande do Sul, nas áreas de criação e de planejamento. Trabalhou, também, em agências de marketing político de São Paulo como coordenador dos programas eleitorais de rádio e de televisão. Professor e Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador na área de Comunicação Política. Autor de capítulos em 8 livros publicados no Brasil e em Portugal. Possui, ainda, entre artigos completos e resumos, mais de 80 trabalhos em anais de congressos no Brasil, na América Latina e em Portugal. Entre as principais linhas de pesquisa estão a retórica, a persuasão, a opinião pública e o letramento político. Em função da trajetória profissional e acadêmica, vem se dedicando especialmente ao estudo e à pesquisa da semiologia e ao sentido do discurso na comunicação política.


Nenhum comentário: