quarta-feira, 7 de maio de 2014

Palestra sobre Visões de Lutzenberger



Na véspera dos 12 anos de falecimento do ambientalista José Lutzenberger, a Fundação Gaia promove a palestra “Visões de Lutz”. A filha do ambientalista, Lara Lutzenberger, sua biógrafa, Lilian Dreyer e seu amigo e parceiro de paisagismo, Paulo Backes, apresentam e conversam com o público sobre conceitos apresentados por Lutz que servem como pilares em entendimento e defesa da ecologia. A palestra acontece no dia 13 de maio, terça-feira, às 20h na Livraria Cultura em Porto Alegre, com entrada franca.

O evento integra o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura, cuja temática norteadora de 2014 é “Construir o Futuro com Visão”. Trazendo assuntos relacionados às questões ambientais, no final da apresentação será proposto a cada palestrante um questionamento: qual visão permite um avanço sustentável e mais acertado em direção ao futuro comum da humanidade na Terra?

A atividade mensal é promovida pela Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura. Os encontros realizam-se na segunda terça-feira de cada mês, com entrada franca. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

Palestrantes

Lara Lutzenberger, atual presidente da Fundação Gaia – Legado Lutzenberger, cursou Biologia na UFRGS e desde 1987 é Conselheira da entidade. Em meados da década de oitenta, juntamente com Lilly e José Lutzenberger passou a ser sócia empresa Vida Produtos e Serviços Ltda, que dedica-se ao gerenciamento sustentável de resíduos industriais e domésticos; paisagismo ecológico e atividades de educação ambiental. Entre 1987 e 1993 acompanhou seu pai em diversos congressos e eventos brasileiros e internacionais na Europa, África e Estados Unidos que tratavam de ecologia, de meio ambiente e de sustentabilidade. Em 1990 auxiliou na estruturação do grupo de apoio de José Lutzenberger quando este foi Secretário do Meio Ambiente no governo Collor.  De 1997 a 2003 atou como Vice-presidente da Fundação Gaia, coordenando suas atividades em prol do desenvolvimento sustentável, e assumiu a presidência da entidade em 2003. No mesmo ano, participou da criação e passou a integrar a Rede Internacional Earth Community Network, composta por indivíduos e entidades líderes na promoção de práticas sustentáveis de diversos países da África, Ásia, Europa e América, para conjugar esforços internacionalmente na consolidação de uma cultura ambiental, social e culturalmente mais rica e saudável. Em 2004 e 2005 foi comentarista de notícias ambientais no Jornal de Notícias Segunda Edição da TVE. Desde março de 2014, faz parte do Conselho Consultivo da Uniritter Laureate International Universities com o compromisso de contribuir com sugestões de iniciativas para a qualificação acadêmica e reconhecimentos crescentes da instituição.

Lilian Dreyer, jornalista e escritora, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando em diferentes mídias e em organizações ligadas a cooperativismo e ambientalismo. Atualmente dirige a Vidicom, pequena empresa voltada a educação e desenvolvimento cultural. Editou periódicos de cooperativas e da ong Adfg-Amigos da Terra Brasil. Assinou a edição de dois livros do ecólogo José Lutzenberger (Do Jardim ao Poder e Gaia - o Planeta Vivo, ambos pela L&PM Editores). Em 1983 foi Prêmio Revelação do Ano em Crônica e premiada em etapa mensal na categoria Literatura Infantil, no prestigiado Concurso Habitasul. É autora dos livros de ficção Uma História Animal (Ed. Mercado Aberto, 2000) e O Aniversário do Sr. Muxfeld (Fumproarte/WS Editor, 2004). Em agosto de 2000 iniciou com José Lutzenberger a elaboração do livro de memórias do ecologista e, com o falecimento dele antes da conclusão, deu seguimento ao trabalho de pesquisa e entrevistas, que resultou na biografia Sinfonia Inacabada (Vidicom Edições/Minc, 2004). Autora/coordenadora do livro de ensaios O Quinto Poder (L&PM, 2007). Em outubro de 2006, foi patronesse da Feira do Livro do município de Picada Café (RS), atuando em festival cultural que reuniu centenas de alunos da rede pública e privada de ensino, culminando com a inauguração da Bilioteca Municipal José Lutzenberger, no Parque de Preservação Ecológica do município. Foi organizadora de textos escritos por Lutzenberger enquanto Secretário Nacional de Meio Ambiente, no início da década de 1990, trabalho que resultou no livro “Garimpo ou Gestão” lançado em 2009. Em 2013 Lilian lançou na feira do livro a bigrafia de Augusto César Cunha Carneiro, falecido no dia 07 de abril deste ano.

Paulo Backes é fotógrafo, paisagista, formado em Agronomia e pós-graduado em Botânica pela UFRGS. Desenvolve projetos editoriais, dos quais destacam-se o Atlas Ambiental de Porto Alegre, Árvores do Sul, Mata Atlântica - As Árvores e a Paisagem e Lutzenberger e a Paisagem. Idealizou e ministrou por três anos o curso de extensão Fotografia Ambiental na UFRGS. Atua como fotógrafo comercial, atendendo agências de publicidade e editoras, é colaborador eventual de jornais e revistas, e administra um arquivo com mais de 20.000 imagens sobre as paisagens naturais e culturais do Cone Sul. Entre suas principais exposições, destacam-se: Árvore dos Pagos - 1999 e 2010 na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro; Agricultura Familiar, 2009 - Solar dos Câmara na Assembléia legislativa do RS;Photo Morpho Vegetabilis - 2001 e 2002 Coletiva do grupo de fotografia Partenon, que circulou pela Fundação Cultural de Curitiba, Bolsa de Arte de Porto Alegre, Câmara Clara no Rio de Janeiro e Centro Cultural da UFMG; Shangai – 2010 Coletiva do grupo de fotografia Baita Profissional Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro. Desde 2004 tem se dedicado a documentar o Bioma Pampa, cujo primeiro ensaio foi publicado no Almanaque Socioambiental de 2008. Como paisagista, desenvolve trabalhos de recuperação ambiental e criação de Parques Ambientais, como os da empresa Souza Cruz e Fundação Iberê Camargo. Atualmente é consultor da Fundação Gaia.
Serviço

Palestra: “Visões de Lutz”
Palestrantes: Lara Lutzenberger, Lilian Dreyer e Paulo Backes
Data: 13 de maio de 2014, terça-feira
Horário: 20h
Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Entrada Franca

Nenhum comentário: