quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Arquitetura do caos?


Por Luis Fiori >>

Gostaria de escrever sobre outro assunto, mas não consigo tirar o CAU (Conselho de Arquitetos e Urbanistas) da cabeça - até hoje, pelo menos! 



O que leio, o que vejo e ouço nestaluta pela criação de um conselho próprio dos arquitetos, pelos arquitetos e para os arquitetos é preocupante, como egos inflados, vaidades, poderes, puxação de tapetes, trabalhos na moita e outras articulações. Mas estamos sempre por acreditar que o ser humano está em espiral ascendente nos quesitos lapidação espiritual, pessoal, e profissional. Então, creio não estarmos indo para o caos.

Sabemos que após as eleições vem a realidade, que é de muito trabalho e responsabilidades, para que este conselho funcione como a arquitetura brasileira precisa! Todos sabemos de onde estamos saindo, e como outras profissões, seremos como gatos no mesmo saco, e só haverá um modo de administrar esse conselho: um CAU para todos e todos pelo CAU!

Então, as diferenças terão de se somar e resultar em algo produtivo, pois quem irá assumir os cargos será cobrado por todos - acho que estaremos realizando algo que deveria existir sempre. É sabido, e será muito mais com o passar dos anos, quais entidades que sempre lutaram nestes mais de 50 anos para a criação de um conselho próprio, e quais entidades que sempre tentaram impedir a criação deste conselho, ao votar online na primeira eleição de sua direção regional, estadual e federal. A sociedade, como um todo, será, além dos arquitetos, a  que mais se beneficiará, porque terá, finalmente, um conselho, regido, orientado e fiscalizado pelo mais habilitado dos profissionais para tal, o arquiteto e urbanista.

Estamos acabando o ano e eu acabando o texto, dizendo e depositando toda a confiança, crédito e participação no que puder e vier, para que neste 2012 se crie o tão almejado Limbo Arquitetônico que o CAU promete ser. Assim, Albano, Fayet e Demétrio, entre outros, ficarão satisfeitos e podem ainda dar uma “mãozinha” nessa passagem do caos para o CAU. Uma feliz conscientização para todos, viva e com saúde o CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO.

Um comentário:

Humberto Hickel disse...

Realmente não dá para pensar em outra coisa por estes dias.

Parabéns Fiori pelo inspirado texto.

arq. Humberto Hickel